Mais eficiência do trabalho com o bagaço de cana-de-açúcar

O sistema de refrigeração tem importância vital para o funcionamento das máquinas de construção, pois permite que cada componente, como motor e transmissão trabalhem dentro de uma faixa de temperatura adequada, projetada para o correto funcionamento de cada um destes sistemas. Isso aumenta a sua vida útil, prevenindo contra desgastes excessivos e prematuros. Devido à importância da refrigeração, nesta Dica Técnica, Rogério Toneto, especialista de Serviço da Case Construction Equipment, comenta os benefícios do sistema pioneiro chamado Cooling Box (disponível nos modelos de pás-carregadeiras 621D, 721E, 821E e 1021F) desenvolvido pela Case Construction Equipment, uma das marcas líderes em vendas de máquinas de construção no Brasil.

O sistema consiste no arranjo dos radiadores em formato de caixa (conforme figura 1), permitindo que cada radiador receba ar fresco para troca de calor, aumentando a eficiência dos radiadores e de cada sistema refrigerado. O Cooling Box também facilita a limpeza dos radiadores, pois a disposição em caixa permite melhor acesso a cada um deles para manutenção, sem necessidade de desmontagem.

Esse sistema se tornou essencial em locais com muitas partículas suspensas. A aplicação da pá-carregadeira no carregamento do bagaço-de cana de açúcar, por exemplo, é extremamente crítica para os radiadores, peça fundamental para o funcionamento da refrigeração nos equipamentos que movimentam esse tipo de material.

Nesta aplicação, os equipamentos estão expostos a partículas muito pequenas chamadas de pó do bagaço de cana. Estas minúsculas partículas ficam suspensas e passam junto com o ar pelos radiadores, para que o ar realize a troca de calor nesses componentes.

Esse pó, por sua vez, vai se depositando nas paredes dos radiadores, mais precisamente nas aletas, acumulando e diminuindo a capacidade de passagem de ar entre elas e prejudicando assim a troca de calor, responsável pela refrigeração dos sistemas.

Existem algumas melhorias que podem minimizar o efeito do bagaço de cana em máquinas que não possuem um sistema como o Cooling Box. Uma delas é aumentar a distância entre as aletas, melhorando a vazão de ar, diminuindo a área de contato entre bagaço e radiador e, portanto, reduzindo o acúmulo deste resíduo.

Porém, isso não elimina a necessidade de limpeza constante, seja com ar comprimido ou lavagem com água. Isso exige mais paradas para limpeza e, portanto, diminui a produtividade. Além dos componentes de refrigeração, outros sistemas sofrem com a presença dessas pequenas partículas no ar, como os sistemas de admissão de ar do motor e ar-condicionado.

Ambos devem ter a capacidade de filtragem melhorada para suportar essa aplicação severa.

Como funciona o Cooling Box
O Cooling Box aumenta a eficiência dos radiadores e facilita sua limpeza, pois a disposição em caixa permite que todos os radiadores recebam um fluxo de ar direto e acesso a cada um deles para manutenção, sem necessidade de desmontagem.

Há também um sistema de reversão da hélice, que permite ao operador inverter a rotação desta peça em qualquer momento, para que o ar expulse a sujeira e o bagaço de cana presos nos radiadores (conforme figura 2) e o sistema se mantenha constantemente limpo.

Esta ação de reversão da hélice é realizada pela máquina CASE automaticamente a cada 30 minutos de operação. Ou o operador pode programar para que seja realizado no período que achar melhor, personalizando essa ação de limpeza de acordo com a necessidade e operação.